PARASITA: UM FILME QUE QUEBROU BARREIRAS LINGUÍSTICAS

PARASITA: UM FILME QUE QUEBROU BARREIRAS LINGUÍSTICAS

Por Polyana Helmold

Auxiliar de biblioteca escolar – Unidade CENTEC

O filme coreano “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor de vários óscares em 2019, incluindo o de Melhor Filme (sendo o primeiro filme estrangeiro, cuja língua original não é o inglês, a conseguir o feito), propõe-se a demonstrar uma situação realista, por meio de absurdos e, sem escolher vilões ou heróis, abstém-se de elementos maniqueístas e não definindo com clareza o certo e o errado, do ponto de vista do diretor.

Essa perspectiva é executada de forma magistral, visto que foram mostrados diversos planos, nos quais, o filme se passa e todos funcionam para aquilo que se propõem.

Em primeiro plano, há a história principal: uma família pobre (Kim) luta para sobreviver em suas condições precárias. Após o filho dessa família ser contratado por uma família rica (Park), ele ajuda seus pais e sua irmã a serem também contratados pela mesma família rica, sem que seu parentesco fosse esclarecido para seus contratantes.

Fonte: Disponível em: < http://artecult.com/2019-parasita/>

Em outros planos, notam-se várias referências visuais para elucidar as diferenças de condições das duas famílias, como a localização das casas (os Kim vivem em uma casa abaixo do nível da rua e os Park vivem em uma casa que fica em um local muito mais elevado, diferença que é importante para a história) e, até mesmo, a técnica de filmagem, que torna as cenas na casa da família Kim, muito mais angustiantes de assistir do que as cenas que se passam na casa da família Park.

Fonte: Disponível em: < https://dynaimage.cdn.cnn.com/cnn/q_auto,w_634,c_fill,g_auto,h_357,ar_16:9/http%3A%2F%2Fcdn.cnn.com%2Fcnnnext%2Fdam%2Fassets%2F200218153545-parasite-seoul-tour-jahamun-tunnel-staircase1.jpg >

No desenrolar da história, o título do filme é ressignificado, pois, inicialmente, o espectador é levado a acreditar que a família pobre seria a “parasita” da família rica, mas, a partir de certo ponto, é possível notar que a família rica também é “parasita” da família pobre, exigindo da mesma, tarefas que não seriam próprias de seus cargos. Outros personagens que aparecem na história também são parasitas, ao mesmo tempo que “parasitam” alguém.

Várias cenas do filme são especialmente marcantes, como a cena em que um membro da família Park agradece a vinda de uma chuva (por ter “limpado o céu” e “reduzido a poluição”), que destruiu completamente a casa e maior parte das poucas posses da família Kim.

Fonte: Disponível em: < > https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.alamy.com%2Fstock-photo%2Fparasite-movie.html&psig=AOvVaw0lzakVWJCxKlNWFsCpqETl&ust=1607436474267000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCID0ktWFvO0CFQAAAAAdAAAAABAX

Outra cena marcante seria a cena em que ao encontrar outra pessoa em situação pior que a deles, a família Kim não demonstra piedade e compaixão, o que poderia ser interpretado como: o respeito existe de baixo para cima, mas não de cima para baixo. Conceito que fica ainda mais evidenciado na cena final do filme, em que uma pessoa à beira da morte presta favores a um dos membros da família Park e recebe apenas desprezo e indiferença de volta.

Fonte:  Disponível em: < https://i0.wp.com/www.millionairebefore50.com/wp-content/uploads/2020/04/parasite_bunker.jpg?resize=768%2C414&ssl=1>

O filme mostra a realidade da diferença de castas, de forma crua e sem rodeios, sem a intenção de julgar, deixando essa tarefa para o expectador, e foca sua crítica na forma como a sociedade funciona.

Termino essa resenha da mesma forma que a história do filme é finalizada: Com perguntas que ainda não foram respondidas: “Será que existem mesmo heróis e vilões na luta entre classes? Existe alguma forma de modificar esse sistema? Se existe, qual seria a melhor forma?”

Ficha Técnica:

Provedor: Bitmax

Classificação: 16

Data de lançamento: 2019

Duração: 2:11:53

Áudio: Coreano

Legenda: Espanhol (América Latina) Português (Brasil)

Gêneros: Suspense Drama

Disponível no Telecine – A partir de R$7,90

Para assistir ao filme completo, clique no link abaixo:https://www.telecineplay.com.br/filme/Parasita_19223?utm_source=adoro_cinema&utm_medium=cpc&utm_campaign=aquisicao%7Cparcerias%7Cup&utm_content=parasita%7Cfilme_255238%7Cbotao%7Cnone%7Cadoro_cinema%7Cnone