BIBLIOTECA E DIVERSIDADE

BIBLIOTECA E DIVERSIDADE

Por Lívia Cibele Morais Moreira de Oliveira

Auxiliar de biblioteca – Unidade Riacho

A leitura sempre teve papel relevante na nossa vida, como algo útil e agradável, que não só proporciona o prazer, como estimula os neurônios, amplia conhecimentos, gera novas amizades, além de levar a viagens relaxantes e divertidas, por meio dos vários gêneros literários.

Trabalhando na biblioteca da Funec Riacho, buscamos mostrar o vasto mundo literário a todos os usuários do espaço, atuando sempre em parceria com os professores e equipe pedagógica na busca por atividades e práticas de incentivo à leitura. Apesar de ser uma escola voltada para a área técnica, procuramos atender o gosto e a necessidade de cada um dos diversos leitores.

Graças a uma nova concepção de biblioteca, pela Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC, temos agora uma verba específica destinada à aquisição de material literário, que nos anima e incentiva, pois, propicia a oportunidade de renovar o acervo com mais frequência, contando sempre com ideias e indicações dos próprios usuários, o que estimula sempre a busca pela leitura e diversifica as opções literárias.

O espaço da biblioteca é muito utilizado por alunos de inclusão e por estagiários, por ser um local de acolhimento, conhecimento e tranquilidade. Até o ano passado havia um grupo de alunos leitores, que se encontravam semanalmente para ler, discutir e comentar sobre livros e literatura. Eles criaram o “Clube do livro” que funcionou por um período, com mais intensidade, mas acabou perdendo o foco, devido ao horário apertado.

Em 2018, em parceria com as aulas de Arte, foi possível realizar um trabalho excelente de releitura de textos. Utilizando obras da literatura afro-brasileira, os alunos produziram trabalhos muito interessantes e diversificados, por meio de fotografia, desenhos, teatro, música, pintura e produção escrita. O resultado foi surpreendente, pois, além de trazer mais conhecimentos sobre a literatura afro, mostrou-nos a capacidade de produção cultural dos alunos da FUNEC Riacho. Entre os trabalhos, surgiu até a produção escrita de um conto: “Baobá” que retrata a luta de mulheres negras por sobrevivência, liberdade e reconhecimento, conforme link abaixo.

Em 2020, chegamos cheios de sonhos e expectativas, até então, frustrados pela pandemia. Mas, esperamos retornar brevemente, com ânimos renovados e muita vontade de crescer e aprender sempre mais. Enquanto aguardamos a volta, que possamos ler para distrair e viajar através da literatura.


Imagem de autoria própria
Imagem de autoria própria
Imagem de autoria própria