Desenvolvimento de um Software de Gestão de Bibliotecas para a FUNEC

Título do Projeto:  Desenvolvimento de um Software de Gestão de Bibliotecas para a FUNEC

Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Palavras-chave: Software, gestão, biblioteca

Local e Data: Contagem, Dezembro de 2017

Resumo do Projeto:
A Fundação de Ensino de Contagem FUNEC, é uma autarquia do município de Contagem que atua oferecendo o ensino médio e técnico de qualidade, além de projetos de pesquisa e extensão. São várias unidades que existem pela cidade de contagem, e todas possuem biblioteca para seus alunos.
Os softwares de automação são elementos fundamentais para uma gestão eficiente, prática e segura em todos os segmentos. Fato esse que pode ser comprovado dentre outros fatores, ao alto poder de processamento dos computadores atuais há um custo cada vez mais acessível, além da grande capacidade do computador em realizar tarefas simultâneas com precisão e e performance.
A Fundação de Ensino de Contagem não conta com um sistema informatizado para gestão das bibliotecas. Esse é o objetivo desse projeto, o desenvolvimento de um software para controle de bibliotecas em plataforma online, que possibilite a gestão completa das mesmas e ofereça uma interface online para os usuários poderem utilizar. O sistema proporcionará a integração das diversas bibliotecas existentes na fundação, possibilitando consulta online ao acervo, reserva de material, controle dos empréstimos, dentre outras funções.

DESCRIÇÃO DA PESQUISA

1. Antecedentes científicos, relevância e justificativa da pesquisa (explicitando as referências bibliográficas).

Os softwares de gestão são ferramentas fundamentais a boa administração, pois os recursos computacionais operam e realizam tarefas com exatidão.
A Fundação de Ensino de Contagem FUNEC, é uma autarquia do município de Contagem que atua oferecendo o ensino médio e técnico de qualidade, além de projetos de pesquisa e extensão. São várias unidades que existem pela cidade de contagem, e todas possuem biblioteca para a disposição de alunos e professores.
A Fundação de Ensino de Contagem não conta com um sistema informatizado para gestão das bibliotecas. Esse é o objetivo desse projeto, o desenvolvimento de um software para controle de bibliotecas em plataforma online, que possibilite a gestão completa das mesmas e ofereça uma interface online para os usuários poderem utilizar.

2. Objetivos da pesquisa / Hipóteses a testar

O objetivo principal do nosso projeto é o desenvolvimento de um software de controle e gestão para as bibliotecas da Fundação de Ensino de Contagem.
Os objetivos específicos são:
• Colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico em informática;
• Desenvolver um sistema computacional em plataforma WEB.

3. Descrição detalhada e ordenada da metodologia

O trabalho, que é do tipo aplicação tecnológica, iniciará com pesquisas bibliográficas e uma revisão da literatura existente sobre os temas pertinentes ao desenvolvimento utilizando o framework CodeIgneiter, softwares de gestão de bibliotecas e entrevistas com profissionais responsáveis pelas mesmas.
Após o levantamento teórico do conhecimento necessário e feito o levantamento do escopo do sistema, será criado e definido todo o projeto do software.
A próxima etapa será a implementação do software, que será em plataforma web, sempre com ferramentas e tecnologias livres e/ou gratuitas, ou seja, isentas de direitos autorais e/ou licenças de uso comercial, permitindo seu uso para este trabalho sem restrições e ou problemas com a justiça.
O software desenvolvido será implantado na escola FUNEC Riacho, que será a unidade piloto para os testes da utilização do nosso projeto.
Durante todo o desenvolvimento serão efetuados testes a fim de verificar a eficiência e a usabilidade do sistema.

4. Resultados e Impactos Esperados.

Espera-se que esse trabalho atinja seu objetivo que é propiciar uma gestão eficiente e eficaz através do nosso software desenvolvido.
Espera-se também que com o passar do tempo e com a verificação da acertabilidade do projeto, ele possa ser implantado nas demais escolas do munícipio, e que ele sirva de base para outros projetos futuros.

5. Recursos necessários.

Os recursos necessários para o desenvolvimento deste trabalho são:
• Computador com acesso a internet
• Impressora
• Software NetBeans
• Software Notepad ++
• Software de edição de textos, planilha eletrônica e apresentação de slides
• Folhas A4, grampos, clips, para confecção de documentos
Todos os softwares que serão utilizados neste trabalho são de código fonte aberto ou gratuitos, com licenças livre para utilização sem restrições, podendo ser adquiridos através da Internet. Este trabalho não viola a licença de nenhum dos softwares usados.

6. Referências Bibliográficas

CodeIgneiter. Disponível em < https://codeigniter.com/> Acesso em: 07 Dez 2017
Dall’Oglio, Pablo. PHP: Programando com Orientação a Objetos. São Paulo, SP : Novatec, 2016. 549 p.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. xiii, 529 p. ISBN 9788579361081.